Publicado por: revistainternacionaldoconhecimento | 24/11/2011

BOTÂNICA – ASPECTOS DA COBERTURA VERDE DA SERRA DO BATISTA, por Belmiro Lunz et all.

ASPECTOS DA COBERTURA VERDE DA SERRA DO BATISTA.

Lunz, B.I. et all ,CVHN.

Parte 1 –

RESUMO- O presente artigo aberto, objetiva manter vivo o interesse de cientistas e pesquisadores na dinâmica dos espécimes/especies da flora existente na Serra do Batista. Êste, inventário  faz parte de uma coletânea de diversas pesquisas originalmente elaboradas  por colaboradores do CVHN e continuada por eles. Nesse mister , novos  espécimes continuam sendo descobertos e novos colaboradores voluntários são incorporados aos créditos desse cadastro num processo para melhor definir a cobertura verde. Esta atividade faz parte do cumprimento das variadas atividades do Observatório Ambiental local do Centro de Valorização do Homem e da Natureza, situado  na Fazenda Água da Vida. Região da Floresta [1] .

Palavras chaves: Sustentabilidade, Ecologia , atividade voluntária.

SUMMARY-This article opened, aims to keep alive the interest of scientists and researchers in the dynamics of species of flora existing in the Serra do Batista. This inventory is part of a diverse collection of research, originally prepared by employees of CVHN and continued by them.
In this mister, new specimens are still being discovered and new employees to volunteer credits are incorporated in this registration process to better define the green cover.This activity is part of compliance with the various activities of the Observatory of the Center for Environmental Enhancement and the Nature of Man, located in Farm Water of Life. Forest Region [1].

Key words: sustainability, ecology, voluntary activity.

 

2)Generalidades:

Em referencia  aos estudos  da  polisituação da Serra do Batista, os campos interesse do CVHN são de natureza  multidisciplinar e muito mais ampla  , que o apresentado[2]

3)Introdução.

Este artigo é parte de uma extensa coleção de estudos ,sobre esta região e arredores  que vem sendo realizado a mais de 20 anos e é ponto de extensão para variadas áreas do conhecimento envolvendo a polisituação do seu ecosistema.

Embora este artigo seja aberto para a submisão de potenciais pesquisadores ,interessados no assunto ,as informações resultantes dessa linha de pesquisa não estão abertas sem restrições .

Os resultados são resguardados , visando sua proteção, patrimônio dos condutores , articuladores , mantenedores e pesquisadores com tradição CVHN , creditados  nesse processo.

1)Apresentação:

Situada na cadeia da serra do mar , no município de Paracambi ,RJ a Serra do  Batista é cortada pela estrada da Floresta  na altura do Km 10 onde fica o Centro de Valorização do Homem e da Natureza, CVHN , entidade de cunho particular devotada ao ambiente. Nessa localização O CVHN opera um Observatório Ambiental , onde entre outras atividades monitora espécimes locais da Flora.

A propriedade é contemplada por floresta tropical atlântica em vários estágios sucessionais, com incentivado potencial de regeneração natural; também apresenta espécies vegetais exóticas e frutíferas que compõe o paisagismo da linda Fazenda  Água da Vida que abriga a sede da Instituição particular de proteção á natureza por varias décadas. Nessa condição mantém instalações capazes de fornecer alojamento a pesquisadores creditados para as linhas de pesquisas decorrentes.

Devido a estreita articulação do CVHN com outras entidades de ensino , e considerando  o exercício de sua natureza funcional como plataforma de desenvolvimento humano , culmina por acontecer que muitos especialistas visitantes acabam por  intensificar em carácter continuo  o conhecimento da flora existente no eco sistema local.  Sendo assim, como conseqüência, descobertas de espécimes estranhas (exóticas) com alguma freqüência continuam a surpreender os colegas acadêmicos.

A natureza aberta desse artigo vai provocar uma sempre presente mutação e atualização na apresentação dessas informações. Dados como nível de ocorrência , tipos de terreno, altitude , coordenadas, classificação , diferenciações  de padrões, e outras informações serão sempre incorporadas com na continuação do projeto.

O pano de observação fundamental compreende o Campo de amostragem do CVHN Projeto Flora[3]

4)LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES VEGETAIS :

4.1). METODOLOGIA

O levantamento tem sido executado através de identificação visual e fotográfica das espécies, sendo coletadas sementes sempre que possível. Na caracterização foi usado o Método IV do Observatório CVHN , expresso  a seguir:

Keycode:

[Name] [types][ [indentifocator’s][ index CVHN][Coordinates]

4.2)Espécies  Arbóreas  Identificadas:

Cerca de três centenas de espécies arbóreas foram identificadas, as posições estão em processo contínuo de geo  referenciamento e reconhecimento. A listagem provisória  está disponível aos pesquisadores creditados no CVHN.[4]

5) participantes.

Participaram de forma integral ,parcial  ,direta ou indiretamente de forma continua ou intermitente nesta linha de trabalho associado as Arbóreas os  seguintes pesquisadores da flora: Ana Paula Modesto Cordeiro, Belmiro Ivo Lunz , Janie Garcia da Silva ,Janaina Modesto Cordeiro,José Eugenio da Silva . O método IV de identificação do CVHN  permite caracterizar no código do espécime os nomes  dos pesquisadores que o indentificaram inicialmente e os que o confirmaram. Esta pesquisa existe desde 1978.

6)Conclusão.

A eficácia do método empregado pelo autor torna este projeto o maior detentor de observações do ecosistema local , recomendando assim o seu emprego para outras regiões.

Referências

[1]Município de Paracambí, estado do Rio de janeiro , Brasil.

[2]Envolvendo: faunas específicas, Floras específicas,base de alimentação, Ocupação humana, Cenários históricos , migração humana e animal. ocupação Paleolítica, ,Avistamentos locais, e outros núcleos de estudo.

[3],[4]Informação exclusiva aos participantes do Projeto.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: