Publicado por: revistainternacionaldoconhecimento | 21/02/2011

Notícias Internacionais: VENTOS ASIÁTICOS SOPRAM NO INTERIOR FLUMINENSE, por Sheila Souza

VENTOS ASIÁTICOS SOPRAM NO INTERIOR FLUMINENSE.

                                                                                                        By Sheila Souza

 

Abstract: 

Relationship to development can be undertaken in the sphere of regional councils, provided that local ingredients can be properly utilized. Chief among these ingredients is an opportunity to be trivial or transnational menu. The text deals with the conduct of development promoted by the community organizations in rural Brazil 

Key words: development, international relations.

Resumo:

As Relações para o desenvolvimento , podem ser realizadas na esfera de conselhos regionais , desde que os ingredientes locais possam ser adequadamente aproveitados. O principal desses ingredientes é oportunidade seja para um cardápio trivial ou transnacional. O texto trata da condução do desenvolvimento promovido por organismos da própria comunidade no interior do Brasil.

 Palavras chaves : desenvolvimento , relações internacionais.

  

Apresentação

  

 

 Quem disse que os ventos do extremo oriente  estão restritos a Asia? Não nos parece que isso ocorra atualmente. Sabemos que la Niña, e El Nino não participam diretamente do processo dessas mudanças. Se é uma conseqüência da mudança de clima , das problemáticas do aquecimento global, não é discutível pelo menos no que se diz em relação aos ventos culturais.Pela promoção de  centros e institutos culturais[1]  a relação Brasil Ásia, no contexto aqui apresentado , propicia um grande otimismo se estendido a outras regiões do interior.

  

 Introdução

  

 

 Dado o interesse do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural numa cidade do interior fluminense para promover o  desenvolvimento de forma ampla , estabeleceu-se da oportunidade um fórum transnacional trazido por ventos hospitaleiros, como se diz na tradição do Feng Shui [2]. A reunião de 10 de fevereiro de 2011 ,no pavilhão da Terra de Educar[3] foram apresentadas as potencialidades das contribuições asiáticas no setor de alimentos , desenvolvimento e cultura.Outros assuntos relativos ao desenvolvimento regional também foram conduzidos.

  

 Alimentos

 

 

  O potencial da  contribuição no setor de tecnologia de alimentos foi apresentada pelo Sr Ishikawa tradicional representante da cultura japonesa no Brasil[4]. Evocou ele , em exemplos simples , a logística  da absorção de matéria prima local , sua transformação em produtos e a distribuição comercial nos mercados próximos e no  internacional, com sua oferta de condução. Foi deixado claro que passos adicionais devem ser dados pelos elementos e lideres da comunidade para usufruirem o sistema apresentado. No dizer de Ishikawa , alias como havia estabelecido neste mesmo Conselho em reunião anterior , fato ratificado no seu contacto com o Secretário de Desenvolvimento Leonardo Toledo, aguardava passos da parte local.

  

 Cultura Chi-Kung (Qigong) [5]

  

  Com a presença de Prof.Gláucio Tai [6]  do Instituto Tai-chi revelou-se o cenário de contribuição das relações sino brasileira na versão fluminense .O sr Gláucio Tai tem no seu portifólio a promoção do Iº Encontro Internacional de Integração Cultural Brasil+China da Baixada Fluminense, com a vinda pela primeira vez da representação diplomática da República Popular da China à Baixada Fluminense, na pessoa da Sra. Wang Yanping (Cônsul Geral Adjunta). Tem também a seu favor o desenvolvimento de um projeto pioneiro de Controle Emocional junto aos policiais do BOPE-PMERJ.    Tai-Chi abreviação de Tai Chi Chuan quer dizer Suprema Harmonia ,que se insere primordialmente no objetivo dos projetos sociais do Instituto.

  

Diante dos conselheiros foi exposta um pouco da realidade da Republica Popular da China. Dentre as possibilidades imediatas estava a possibilidade de estender um curso para o ensino da língua mandarim ás crianças da escola municipal. Outra possibilidade seria a declaração de cidades irmãs entre antípodas. com conseqüências felizes de interação para o futuro.

  

 

 Bacias aéreas.

  

  

 Com os ventos da mudança soprando , o Professor Belmiro Ivo Lunz da UFF e Conselheiro do CMDR pelo CVHN,[7] se dirigiu a representação da  Light concessionária no ramo de energia . Agradeceu  o empenho desta companhia em garimpar os 30 Megawatts nas águas da região, construindo a PCH, fornecendo empregos para os locais e energia para desenvolvimento.Porém lembrou que os tempos atuais  são outros e que a instalação dessa lamina dágua  do reservatório  com certeza desorganizaria a bacia aérea da região tornando-os responsáveis por esse passivo ambiental, numa região em pleno desenvolvimento.Adiantou também que isso é natural ao processo, mas afirmou  que a mesma dispõe de trunfos para a contrapartida que poderia  ser por exemplo  a mitigação de danos.Afirmou que o município não possui interatividade para fazer face a um acidente meteorológico e que nesse caso a Light tem o potencial com a tecnologia Carrier de fornecer comunicação aos habitantes locais, que dela precisarão no caso de maiores conseqüências de um alerta máximo.O município não possui comunicação ou internet robusta , nem para que os alunos acessem  seus boletins escolares, pois que para reduzir desperdício de papel nas escolas, estes são elaborados “on line”. Isso não deve impedir que o município venha futuramente a aderir ao sistema de banda larga que é meta federal a horizonte perdido.

  

 

 Continuidade

  

  

  Prosseguindo em forma de contato além da participação no pavilhão com o encerramento da reunião ordinária , aproveitou-se a presença de alguns representantes no município , agora de organizações associadas a defesa do meio ambiente tais como a IAC5E para costurar possíveis acordos para o desenvolvimento.De encontro ao fato A AQUARIANA[1] encaminhou o interesse sobre a possibilidade do trabalho comum com instituições chinesas e brasileiras, levando a efeito Projetos de Saneamento Básico Sustentável à região tendo como base experiências chinesas em geração de energia a partir do lixo e do esgoto sanitário, projetos de ferti-irrigação, e mesmo projetos de desenvolvimento de novos materiais a partir da reciclagem e do emprego do produto final dos sistemas de tratamento já sem a presença de patógenos e outros elementos nocivos à sociedade e à natureza. Tal perspectiva tem como base a participação comunitária nos Planos de Saneamento Básico Sustentáveis a serem implantados no estado do Rio de Janeiro.Nesta continuidade extra oficial.cogitou Dona Lenir Machado  do CVHN da aquisição de forno para cozimento de material cerâmico que beneficiaria os projetos envolvendo o desenvolvimento infantil local.

 

 

 Agradecimentos

  

  

Os participantes em visita deixaram manifestos seus agradecimentos aos conselheiros e  representantes da municipalidade nesta reunião do CMDR e nas que a precederam em especial para que esta pudesse ser adequadamente protagonizada tendo em vista os interesses municipais e nacionais envolvidos [8] .O  texto em questão ou parte dele poderá ser encontrado em ata da   reunião do CMDR.

 

 

 Referencias

 

 

 [1] Nessa atividade participaram direta ou indiretamente:

AQUARIANA, Contacto Agencia Aquariana.

CMDR , Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural no caso de Paracambí, RJ

CVHN,Centro de Valorização do Homem e da Natureza

IAC5E, Instituto Ambiental Conservacionista Quinto Elemento.

ITC, Instituto Tai-Chi

[2] Que os Bons Ventos continuem soprando

[3] Pavilhão dos Produtores Escola Municipal  Terra de Educar , Paracambí ,RJ.Brasil

[4] Industrial

[5] Cultura Chi-Kung, área médica relacionadas às práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa

[6] Gláucio Tai-Chi <glauciotai-chi@hotmail.com>

[7] UFF, Universidade Federal fluminense. CMDR , Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural no caso de Paracambí,RJ. CVHN,Centro de Valorização do Homem e da Natureza.

[8] Secretário de desenvolvimento: Leonardo Toledo    

     Presidente do CMDR:  José Maria Lima

     Prefeito de Paracambí : Prof. Tarciso Pessoa.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: