Publicado por: revistainternacionaldoconhecimento | 10/01/2011

CRÔNICA – Um cacho de abraços pra você, mas vote nele.

Um cacho de abraços pra você, mas vote nele.

 

                                                                      Belmiro Lunz

 

                           Estamos entre o natal e o Ano novo , quando escrevo este texto.

                           Quem vive de escrever , procura fazer um pequeno recesso neste período . Ninguém é de ferro. Prá manter o hábito resolvi escrever só mais um pouquinho, pra contrariar. Faz parte de minha terapia , assim como outras estranhezas. Quando os outros colaboradores da revista[1] retornarem a seus afazeres e estiverem ocupados , aí eu entro em recesso.Essa seria talvez, sempre contrariando, a forma ideal para desenvolver temas polêmicos. Mas não é o nosso  caso.

                          Tenho por hábito também rememorar tópicos que vão originar o material que escrevo. Estava eu curtindo mentalmente , passagens de uns artigos[2]  da Sylvia (adoro isso) quando me deparei com OS ABRAÇOS DE MURIQUIS [3]. Ela estava enfática : macaco muriqui. Originário da nossa Mata Atlântica, o maior da América do Sul, enfrenta a ameaça do desaparecimento.

     A palavra muriqui , em tupi, significa tranquilo. Ora, esse macaco é dócil, alimenta-se de frutas, folhas e flores. E logo ele vai sumir?

     O que me chamou a atenção nessa espécie é que ele gosta de abraçar. E, quando abraça, dá um longo abraço. Precisamos aprender com os nossos irmãos…

                           Esse é o cara! Pois é , logo ele , quem diria , corre o risco de desaparecer. Deu seu  nome a tantas vilas e cidades que você não consegue mais saber onde fica Muriquí, se não indicar qual deles. Tem tantos lugares com esse nome [4] , que é difícil localizar se não tiver outras referencias. Tem até um jogador Muriqui, ex-atacante do Atlético-MG, que no futebol chinês estreou fazendo quatro lindos gols no time Yoyo adversário. E lembro que jogavam futebol e não ioiô.

                           Os lugares  de onde foram desalojado ou dizimados , deveriam ser transformados em parques , reserva , tribos ? Um lugar seguro para abrigar os seus descendentes cairia bem.

                           Esse cara , o tal de muriqui digo, o primata , tem excelente folha corrida . Ele é vegetariano. Brasileiro legítimo de  milhares de gerações[5] . Tem seu  DNA 98% igual ao do Presidente, que também é muito parecido com o  nosso .Ele é analfabeto mas repetimos tem a ficha limpa. Portanto elegível , digo isso porque a coluna do Ancelmo em O Globo[6] informou  que o Instituto Estadual do Ambiente vai apresentar o macaco muriqui como candidato a mascote para dos Jogos de 2016. Como a gente votamos em tiririca e em outros do mesmo intelecto, recomendo com muito mais razão que votemos no primata. Talvez até prá premio Nobel. O negócio é encher a bola dele.

                           O Brasil é o pais de todos . Menos do Muriquí.

                           O Muriquí , chama a atenção pelo fato de  gostar de um profundo abraço. Me contaram  que a muitos anos atrás , lá prás bandas da estrada da Floresta onde moro, cujo nome da cidade[7] significa  dizem … literalmente cidade  dos macacos , mantiveram um Muriqui em cativeiro solitário. Não perguntem por ele .Ele achou difícil viver sem poder abraçar  os seus.

                           Nossos dóceis companheiros de DNA e também primos  segundo tio Darwin são tão ávidos por um abraço , que formam pencas de macacos num abraço coletivo e que na melhor forma de expressão politicamente correta, diríamos : pencas comunitárias.

                           Durante as guerras da copa , nossos adversários lá  da tribo dos Maradonas nos chamam de macaquitos. Não somos, eu juro ! Se fossemos participaríamos também desse longo abraço fraternal , dessa penca comunitária , comemorando natal e ano novo à moda Muriquí.

                          Infelizmente não somos macaquitos. É uma pena . Mas fica aqui , um cacho de abraços para todos.E não daqueles que só dá pra um.

                          Um ano novo bem humorado para todos!

Referências:

 

[1]Revista Internacional do Conhecimento,on line. https://revistainternacionaldoconhecimento.wordpress.com/

[2] Sylvia Mercadante , Abraços de Muriquis, 17/12/2010 disponível  em http://www.sylviamercadante.blogspot.com/

[3] Brachyteles hypoxanthus , Brachyteles arachnoides, Macaco Aranha , Mono carvoeiro,

[4] Tem mais cidades com o nome de Muriqui do que outros heróis da pátria.

[5] Originários da Mata Atlântica , sudeste do Brasil.

[6] Diário do Rio de Janeiro , Macaco Muriqui mascote do Rio 2016 ? 10 nov. 2010

[7] Paracambí. Estado do Rio de Janeiro.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: