Publicado por: revistainternacionaldoconhecimento | 18/10/2010

REPORTAGEM – Dia Mundial de Declaração do Direito das Crianças, por Sheila Sousa.

Dia Mundial  de Declaração do Direito das Crianças.

                                                 Sheila Souza

 

 A aprovação da declaração dos direitos da criança em 1954  pela  ONU foi definida  para 20 de novembro.Esta data foi reconhecida como o Dia Universal das Crianças[1].

A declaração desses direitos estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.Outros direitos também fazem parte da declaração.

No Brasil o dia das crianças foi proposto na década de 1920 pelo deputado federal Galdino do Valle Filho , que teve a idéia de “criar” o dia das crianças.Nesta época a ONU (Organização das Nações Unidas) nem havia nascido. O dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo então presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.  Este dia também é o dia da Senhora Aparecida  do Brasil , um feriado nacional de cunho religioso.

Quarenta  anos após, já em 1960, Uma fábrica de brinquedos realizou uma promoção grandiosa e em  combinação com uma fabrica de produtos de higiene infantil , resolveram  lançar a “Semana do Bebê Robusto” objetivando uma comemoração com ênfase comercial.A coisa deu certo quando outras empresas aderiram para unificar as comemorações num mesmo dia fazendo ressurgir como originalmente a idéia do antigo decreto.

Como o que ocorreu no Brasil ,do ponto de vista histórico, algo  similar ocorreu em outros paises. O dia da Criança é comemorado nacionalmente em dias diferentes em paises diferentes, em geral.Nos outros  paises do BRIC  , a rússia e a China comemoram em 1  de junho, a índia em 14 de novembro em reconhecimento a vida e o trabalho para as crianças de Pandit Jawaharlal Nehru primeiro-ministro. Esta data marca o aniversário de nascimento da Índia independente. Alguns paises aproveitam bem o calendário e comemoram em mais de um dia. Nos Estados Unidos depende do estado. No  Japão segundo a Wikipédia ,são dois dias: dia 5 de maio para Meninos e dia 3 de março para Meninas.

Fizemos uma amostragem do dia das crianças . Queríamos ver como se faz  um dia da Criança. Escolhemos uma cidade de 50mil habitantes  no Brasil.Este país , nesta epoca , este ano está num período entre eleições.Num único dia 200milhões de pessoas através de seus eleitores mudaram seis entre sete níveis de hierarquia do país  e decidiram que farão segundo turno para presidente em 30 dias .Nesse ambiente a cidadela que examinaremos fica a 100 km da cidade do Rio de Janeiro, capital do estado do mesmo nome,onde se realizará a copa do mundo de 2014. e as olimpíadas de 2016 ,onde fica o Cristo redentor , o Maracanã e a praia da garota  de Ipanema .  A cidade que escolhemos fica no maciço da Serra do Mar tem o tradicional aspecto da cidade de interior brasileira. Dados colhidos nos pequenos  jornais da região revelaram assim o dia da criança.em um caso específico:

“Devido as atividades escolares e facilidades de locomoção , os promotores do evento local e a comunidade mudaram a data de comemoração e a anteciparam  para os dias 8 e 9 de outubro.O objetivo era que pudessem oferecer mais ênfase a crianças com nível de carência mais acentuado. Se prepararam para receber todas as crianças ou alunos que pudessem estar prejudicados em sua festa por razões materiais  ou ocorresse que sua festa estando fora dos programas oficiais por alguma razão , não  tivessem uma compensação justa . Duas Organizações independentes de caráter eminentemente populares , sem qualquer vinculo governamental denominados Centro de Valorização do Homem  e da Natureza, CVHN e também o Instituto Ambiental Conservacionista  Quinto Elemento , IAC5E ; assumiram a empreitada . Obtiveram o apoio do prefeito local, Professor Tarciso Pessoa. e fizeram a festa.

Nesses dois dias tiraram das ruas, protegeram, conduziram e  transportaram , alimentaram , divertiram , ensinaram com apoio de voluntários perto de duzentas crianças com nível de carência acentuado. O objetivo visava integrar a comunidade infantil com o ambiente natural estimulando a percepção ambiental juntamente com o espírito de fraternidade e cooperação .  Isso aconteceu , no posto avançado da Biosfera da Mata Atlântica , no Campus da Floresta , que vem a ser o observatório ambiental do CVHN Na Estrada da Floresta 10100. Região da Floresta Município de Paracambi. Estado do Rio de Janeiro. 10 Km longe do Centro da Cidade. No final do evento  as crianças foram reconduzidas a seus lares cheios de alegria e satisfação.

Todos os alunos da Escola Municipal Alam Kardec  foram contemplados com a iniciativa. Foram cerca de 108 crianças do primeiro ao quarto ano do ensino infantil do bairro do Sabugo. Todas as crianças da tia Tânia  lá estavam . A Escola de Musica Vila Lobos  , mandou para alegrar a festa  um Conjunto de Percursão intitulado: O batuque é um privilégio , houve oficina de contador de historia com a professora  Monique Carvalho  , de Desenho Infantil com Marcia Marques  , Gincana com o Edmardo da Márcia , A França Turismo forneceu  o pula-pula . Marly Gutierres cuidou do social , Rosa Lucia Medina  de olho no projeto saúde. A piscina local foi o foco da atenção da garotada. O campo de futebol prendeu os brasileirinhos durante umas boas partidas. Como sempre, houve o hasteamento da Bandeira .Foi cantado o Hino Nacional , da cidade e do CVHN . Houve a essencial compensação de carbono com o plantio de uma muda de Pau Brasil, como  a marca registrada de ação do Campus da Floresta .Essa atividade o Professor Belmiro Lunz  presidente do Centro não deixa escapar . Ele marca firme a presença pela eeuff. Tudo pela Sustentabilidade !”

Como se pode perceber, há uma necessidade de se comemorar o dia das crianças , até pela integração dos adultos e das instituições. É uma oportunidade para se honrar o espírito do homem, seja no oriente médio ou num lugar tão distante quanto Paracambi uma pequena cidade perto do Trópico de Capricórnio,Atlantico Sul, Brasil.

Referências

[1]United Nations – Universal Children’s Day observance around the world ONU. Página visitada em 10 de outubro de 2010.

[2] eeuff – Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense . O autor faz alusão ao apoio freqüente entre instituições para a causa comum da sustentabilidade.

[3] Batuque- é um tipo de musica  genre referida a dança  Creole Caboverdeano: batuku [bɐˈtuku] or batuk [bɐˈtuk])  conduzida por grupos de percursão no Brasil. No caso ,mencionado  4 jovens da Escola de Musica Vila Lobos mantiveram o ritmo de batuque para animar a festa. Para  crédito de Wikipedia.apresentamos   o modelo ritmico do batuque ± 112 bpm.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: