Publicado por: revistainternacionaldoconhecimento | 29/07/2010

FISIOTERAPIA – Desvios e normalidade da coluna vertebral, Gustavo Lunz

FISIOTERAPIA – Desvios e normalidade da coluna vertebral

Gustavo Lunz

 

Uma situação comum com que se depara o profissional de saúde é o pedido de esclarescimentos sobre os laudos técnicos que acompanham diversos exames solicitados por médicos e fisioterapeutas, entre outros. Não raro, alguns termos técnicos são introduzidos ao vocabulário leigo e passam a ser utilizados correntemente de forma imprecisa.

No caso específico das curvaturas da coluna vertebral encontramos um exemplo típico que é responsável por muitas dúvidas.

A confusão acontece quando a pessoa lê um laudo técnico, geralmente um raio-x de coluna, e encontra palavras que indicam curvaturas normais com nomes que são atribuídos correntemente a desvios, entre eles as cifoses e as lordoses.

A rigor, a coluna vertebral humana possui quatro curvaturas fisiológicas, ou normais, que estão presentes em todas as pessoas. São elas a lordose cervical, a cifose torácica, a lordose lombar e a cifose sacra. Todos nós temos essas quatro “curvas” e a presença delas em exames da coluna é perfeitamente normal, indicando que não há nada de errado com a pessoa.

Uma das palavras que merecem atenção especial são as escolioses que indicam uma deformação lateral da coluna. As escolioses visíveis podem ser observadas quando temos a pessoa posicionada de costas para nós com o torso nú. O alinhamento das vértebras não segue um padrão retilínio, podendo apresentar desvios tanto para a direita quanto para a esquerda, em qualquer altura da coluna.

De forma semelhante, o que normalmente se designa por cifose no vocabulário leigo, corresponde, na verdade, a uma acentuação da cifose toráxica, ou seja, o aspecto de “corcunda” presente em algumas pessoas. Geralmente o termo empregado pelos técnicos neste tipo de deformação é de “hipercifose toráxica”.

Seguindo o mesmo raciocínio, o terceiro desvio ou deformação da coluna que pode ser observado num exame é a “hiperlordose lombar”, que é a curvatura lombar exagerada, presente em pessoas muito “empinadas”.

Sendo assim, todas as pessoas normais possuem pelo menos duas cifoses e duas lordoses. Quando encontrar essas curvas com seus ângulos preservados nos laudos técnicos, respire aliviado e mantenha sempre a boa postura.


Responses

  1. Muito bom o seu artigo. Os leigos não só tem a mania de ler laudos técnicos dos exames como ir buscar os significados na internet. Não esperam para ouvir a explicação do profissional que levou anos estudando e se capacitando no assunto.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: